Corte no orçamento do Dnit para 2025 gera preocupação em SC
Redução do Orçamento do Dnit Gera Reações em Santa Catarina
A diminuição do orçamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para 2025 em Santa Catarina tem provocado protestos de várias entidades do estado. A previsão de R$ 600 milhões representa uma queda de cerca de 40% nos investimentos federais nas rodovias catarinenses em comparação a 2024.
No último dia 20, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei orçamentária (LOA) para 2025, que estabelece um orçamento total de R$ 5,8 trilhões. Apesar da expectativa de um superávit de R$ 15 bilhões, os recursos destinados à infraestrutura de transportes sofreram cortes significativos.
Impactos na Economia de Santa Catarina
A redução de R$ 400 milhões nos investimentos em infraestrutura rodoviária é considerada um risco para o desenvolvimento logístico do estado. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) aponta que esse corte compromete a competitividade e o crescimento econômico da região.
“Infraestrutura não é um gasto, mas sim um fundamento econômico. A redução de R$ 400 milhões em 2025 resultará em perda de receita e oportunidades para o estado”, declarou Elson Otto, presidente da Facisc.
A entidade também destaca a desproporção entre a arrecadação estadual e os recursos recebidos da União. Santa Catarina é o 5º estado em arrecadação de impostos, mas ocupa apenas a 16ª posição em repasses federais.
Rodovias em Situação Crítica
De acordo com dados da Facisc, 83% das rodovias federais sob gestão pública em Santa Catarina estão em condições péssimas, ruins ou regulares. Essa situação impacta diretamente os custos operacionais do setor de transporte, aumentando os custos logísticos e prejudicando o escoamento da produção.
A falta de investimentos também ameaça a posição de Santa Catarina como um polo internacional no agronegócio. O estado é líder nas exportações nacionais de carne suína, codorna, carne de aves processadas, madeira e papel kraft. “Sem a continuidade dos investimentos em infraestrutura, esses avanços estão ameaçados”, alerta a Facisc.
Preocupação das Entidades de Transporte
A Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) também manifestou preocupação em relação ao corte orçamentário. Em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a entidade recebeu o compromisso de manter os recursos nos mesmos níveis dos últimos dois anos.
“Santa Catarina possui importantes obras em corredores logísticos, como as BRs 470, 280, 282 e 153. Existem muitas demandas por melhorias na malha rodoviária, e o estado não pode abrir mão de recursos essenciais para seu desenvolvimento”, afirmou a Fetrancesc em nota oficial.
A federação ressaltou que Santa Catarina possui uma malha rodoviária reduzida e uma das maiores densidades de veículos por quilômetro pavimentado do país. “Entre os estados do Sul, somos os que mais contribuem com a União e os que menos recebem. Nossa conta não fecha”, criticou a Fetrancesc.
O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) declarou, em suas redes sociais, que esteve na superintendência do Dnit para discutir as demandas de infraestrutura do estado. Ele também se colocou à disposição como coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense para buscar alternativas para as rodovias federais.
A Fetrancesc fez um apelo à bancada catarinense para mobilizar o governo federal em busca dos recursos necessários. “Sem investimentos adequados, não apenas a economia catarinense, mas a segurança de todos que utilizam as rodovias estará em risco”, conclui a nota da entidade.